11/07/2006

SLOGANS DE CAMPANHA

A campanha de reeleição do presidente Lula foi concebida para ser ganha no primeiro turno, com o slogan “Lula de novo, com a força do Povo”. A surpresa do 2º turno, entretanto, fez o pessoal de marketing pensar não apenas no slogan do 2º turno, o criativo “não troque o certo pelo duvidoso”, mas também num slogan para o 3º turno, na hipótese de vitória do presidente.O slogan original da campanha, que leva o nome da coligação formada pelo PT/PCdoB/PRB “Lula de novo, com a força do povo”, era forte e tinha apelo, mas as restrições da legislação eleitoral retiraram muito da força desta marca. Como praticamente não houve campanha de rua nem grandes comícios, limitada que ficou aos veículos de comunicação, o slogan não pôde ser explorado em toda sua dimensão. Com o segundo turno da eleição, a equipe de marketing pensou um slogan com forte capacidade de convencimento, que leva o eleitor a comparar os candidatos e escolher entre o que faz e o que promete. “Não troque o certo pelo duvidoso”, ainda que tenha permitido ao adversário um trocadilho, explorando “não troque o certo pelo errado”, foi um slogan criativo. Mas a grande jogada do pessoal de Lula foi antecipar, no 2º turno, um criativo slogan “deixa o homem trabalhar” que será explorado no curso do 2º mandato, para neutralizar a tentativa da oposição de um 3º turno. De fato, na hipótese de reeleição do Presidente, a oposição tentará criar toda sorte de dificuldades, questionando a legitimidade do mandato e tentando cassá-lo por via judicial, podendo propor até pedido de impeachment. O “deixa o homem trabalhar”, que já caiu na boca do povo, será um bom remédio contra a tentativa de acuar o Presidente, porque passa a idéia de que a oposição quer apenas atrapalhar o Governo e prejudicar o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário