1/02/2011

Tropa de Elite



Para quem ainda acredita que nada vai mudar no papel dos gêneros na sociedade apesar da eleição inédita de uma mulher a presidência da República, uma informação: as transformações são reais e ficaram evidentes na posse do dia em Brasília.À frente do Rolls Royce onde estava Dilma Rousseff, seis batedoras da Polícia Rodoviária Federal e seis agentes da Policia Federal, escolhidas pela experiência e habilidade, escoltaram a nova presidenta do Brasil.Os policiais motociclistas dirigem uma Harley-Davidson de 1780 cilindradas, uma indicação de alta potência do motor capaz de desenvolver 220 km/h. A máquina pesa 325 kg. Se tombar, nem homem levanta. Só com ajuda. O treinamento requer habilidade para manter o equilíbrio em baixa velocidade – algo muito mais difícil do que correr –, andar na chuva sem derrapar e saber cair. Já pensou 325 kg em cima da perna? Pois é. Não é à toa que esse é o momento mais tenso do curso.De uniforme operacional, capacete, coldre com arma numa coxa, carregadores na outra, elas também levam na discreta bolsinha preta atada ao cinto batom, protetor solar, absorvente e usam, sim, o retrovisor para retocar a maquiagem quando estão paradas. Por que não?

Outras seis agentes femininas da PF, fizeram a segurança aproximada do carro presidencial, acompanhando o cortejo a pé, conforme a velocidade do Rolls Royce, num percurso de aproximadamente 1,3 km. Esse time, treinado em defesa pessoal, tiro, investigação, imobilização, entre outras qualificações, é o mesmo que fez a segurança de Dilma Rousseff durante a campanha e, a pedido da presidente eleita, foi mantido para a posse.

As moças, cujas idades variam de 30 a 47 anos, caíram nas graças da nova mandatária do país pela competência e seriedade. Avessas à exposição pessoal, agora sabem que não tem jeito. Viraram alvo de reportagens e já são até paradas na rua, numa demonstração prática, ainda que não científica, da influência que a eleição de Dilma - e o consequente destaque dado a mulheres em várias profissões - pode exercer no debate sobre o papel de homens e mulheres na sociedade.

Um comentário:

  1. Anônimo12:49 PM

    Meu sonho é servir um dia, a Policia Federal, acho um trabalho muito importante, e fico muito feliz por termos mulheres com esse tipo de competência atitude, Parabéns a elas .

    ResponderExcluir