4/01/2008

Veja abaixo em materia publicada no Jornal Cruzeiro do Sul de hoje os comentarios dos postulantes ao sexto andar do Paço Municipal em Sorocaba.
Os pré-candidatos à Prefeitura de Sorocaba analisaram ontem a primeira pesquisa eleitoral de 2008, que serviu de ferramenta para avaliar suas chances à corrida eleitoral, que ocorrerá em outubro. Quatro dos seis pré-candidatos citados ficaram satisfeitos com o resultado do material apresentado pelo Instituto de Pesquisa de Sorocaba (Ipeso) e publicado na edição de ontem no Cruzeiro do Sul. O Ipeso entrevistou 456 eleitores a pedido pessoal da empresária e sindicalista Ivanilde Vieira (PSC).

Candidato pelo Partido Comunista do Brasil (PC do B), Gabriel Bitencourt destacou que a pesquisa indicou o nome dele com um certo nível de popularidade, mesmo estando distante do início do pleito eleitoral. Fiquei satisfeito com o resultado apresentado. Em 2004, por exemplo, as pesquisas indicavam números menores do que este. Vale lembrar que, até o final desta semana, continuo trabalhando na Prefeitura de Porto Feliz. Como não estou tão exposto na mídia, como os outros candidatos, a confiança em cima da candidatura do PC do B aumenta, até porque o índice de rejeição dos outros é grande, disse.

No Partido dos Trabalhadores (PT), a pesquisa foi recebida com agrado. Para o deputado e candidato Hamilton Pereira, a metodologia realizada pelo Ipeso foi importante para avaliar o grau de satisfação dos nomes apontados pelo eleitorado de Sorocaba. É um fotografia do momento na cidade, até porque o PSDB não definiu, ainda, quem será o seu candidato, argumentou.

O resultado da pesquisa deixou o candidato do Partido Socialismo e Liberdade (Psol), Raul Marcelo, otimista. É a primeira vez que disputo as eleições para prefeito. Portanto, fico satisfeito em saber que os eleitores citaram o meu nome, mesmo antes do pleito começar. Tenho andado pelos bairros da cidade e tenho recebido um carinho muito grande da população. Isso me deixa muito feliz, afirmou.

Na Prefeitura, o secretário de Governo e Planejamento (SGP), Maurício Biazotto Corte, comentou a pesquisa, em nome do prefeito e pré-candidato Vitor Lippi (PSDB). Entendo que o resultado seja reflexo do trabalho que vem sendo realizado pela administração. Também mostra que estamos no caminho certo e nos anima e aumenta nossa responsabilidade em trabalharmos ainda mais por Sorocaba, frisou.

O deputado federal Renato Amary, tembém pré-candidato do PSDB, ressaltou que os resultados da pesquisa eleitoral que estão em suas mãos não têm os mesmos números que aquela publicada ontem. Revelou que oportunamente ele deve falar mais sobre esse assunto.

Já o candidato José Antonio Caldini Crespo (DEM) não foi localizado até o fechamento desta edição, para comentar sobre os números que apontam o seu nome na primeira pesquisa eleitoral para as eleições deste ano.


PSDB x PT


O presidente da Câmara, vereador José Francisco Martinez (PSDB), disse estar satisfeito pelo posicionamento que o seu partido foi apontado na pesquisa feita pelo Ipeso. Estamos, ainda, longe da campanha. Mas, a pesquisa mostra o perfil de intenção de voto dos jovens. Isso é visto com grande importância para todos nós do PSDB, apontou.

O presidente do PT, Paulo Henrique Soranz, comentou a posição favorável dos dois nomes que surgiram entre o eleitorado entrevistado: o de Hamilton Pereira (candidato) e o da ex-deputada federal Iara Bernardi. Isso é um bom indicativo. Se trabalharmos, a soma dos dois nomes, o que é natural, teremos os 8,1% de Hamilton somados aos 5,3% de Iara, o que deixa o candidato único do PT com 13%, ressaltou.

Soranz acredita que, quando o partido apresentar a proposta de governo, os números devem subir. O mesmo não se pode dizer ao PSDB, que disputa, internamente, a personalidade de quem será o candidato. Isso mostra um esgotamento dos projetos para a cidade. Se Lippi não for o candidato teremos muito mais projeção, acrescentou.


Pesquisa


Pela pesquisa de intenção de voto espontânea, caso a eleição fosse hoje, 48,7% não saberiam em quem votar, 23% escolheriam Vitor Lippi, 10,7% Renato Amary, 6,1% Caldini Crespo, 4,8% anulariam ou votariam em branco, 2,6% em Hamilton Pereira, 1,5% deram outras respostas, 1,3% optariam por Gabriel Bitencourt e 1,1% por Raul Marcelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário